Fala-se da extrema violência do "narcotráfico", entre muitas outras, mas nós somos seres humanos. E somos violentos por natureza.É só revermos nossa história. Caim e Abel, Gengis Kan, Nero, Calígula, inquisição da igreja católica, Napoleão, Hitler, Jim Jones, O Pastor do Diabo. Reverendo Moom. Entre outros e outros e outros. E dizem que Kublay kam, filho de Gengis Kam era 1000 vezes mais cruel, perverso e violento que o pai.Fizemos revoluções e guerras por comércio, terras, ouro, petróleo, liberdade Fraternidade e igualdade. As vezes por nada. As vezes pelo simples prazer de conquistar, as vezes por causa uma única mulher. Dizimamos milhões e milhões de vítimas inocentes quenem queriam estar ali no meio daquele conflito. E depois levamos décadas de anos para se descobrir real crueldade cometidas, em nome de qualquer "motivo' justificado ou não, pelos seres humanos comandantes das guerras.
Para que violência maior do que um pai explorar sexualmente uma filha por quase 20 anos, em cárcere privado, em regime de escravidão, uma localidade onde o último homicídio datava de 50 anos atrás. Na Ásia alguns povos passam fome , em estado de extrema miséria, enquanto um imenso rebanho de gado passeia pelas ruas livremente, e mesmo assim o índice de homicídios é baixíssimo.
Algumas organizações internacionais definem violência como sendo a taxa de homicídios dolosos por 100 habitantes e se utilizam deste artifício para definir que país é mais violento que outro. Mas isso é muito relativo pois a violência se apresenta de diversas formas tais como: A exploração sexual da criança e do adolescente. A violência contra a mulher, a violência no trânsito.A silenciosa violência do governo com relação a saúde pública , educação, bem-estar social, moradia etc. a gigantesca curiosidade e o excesso de recursos da justiça brasileira contra os corruptos, políticos, e ladrões do sangue do cidadão, os impostos pagos pelos mais pobres. Dando a certeza de impunidade ante o crime cometido. exemplo disto são as dezenas de procedimentos, inquéritos, prisões e cpi da pedofilia em todo brasil. E mesmo assim ela continua acontecendo em todo o país. Diante de tais fatos fica difícil aceitar como termômetro da violência. O fato de um determinado local aconteceram mais ou menos homicídios do que em outros locais.
Definir parâmetros para medir a violência é tão difícil quanto definir as causas de sua existência. Pois se analizarmos e compararmos alguns países vamos ter os dois mais religiosos do mundo extremos de terrorismo. Se a pobreza indiana não gera violência a riqueza mulçulmana gera atrocidades. Se a miséria brasileira gera violência. A riqueza Suíça gera suicídios de intelectos.Se aalegria e a tolerância brasileiras geram descaso social a rigidez de compromissos Norte-Americano e Europeus geram atiradores, terroristas e assassinos em série.
A explicação da grande escalada da violência vai além da compreensão humana , pois como vimos riqueza, religião, governo, democracia prosperidade, avanço tecnológico e culturas etc, não são fatores que inibam a violência. Como também observamos o outro lado da moeda. A pobreza, descaso público entre outros fatores sociais negativos, não são obrigatoriamente causas da geração de violência. Então, desta forma pensamos que desta ao homem voltar-se mais para os ensinamentos de "
JESUS CRISTO" - Amar ao próximo como a si mesmo e amar a Deus acima de todas as coisas. Provavelmente aí encontraremos a "chave" para a diminuição da violência e quem sabe para anulação total da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário